HOLOCAUSTO

Definição de Holocausto

A palavra holocausto deriva da combinação de dois termos gregos, holo (todo) e caustos (queimado). Originalmente, como ainda hoje, designava um ritual religioso onde uma oferenda era consumida pelo fogo. Entre os judeus, essa oferenda era um animal, normalmente um ovino. 

Nos tempos modernos a palavra holocausto é utilizada para identificar um devastador desastre humano: a palavra identifica, assim, o genocídio do povo judaico pela Alemanha nazi durante a Segunda Guerra Mundial.

Holocausto in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-02-10 12:31:23]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/$holocausto

Schindler resgatou quase 1.200 judeus da deportação para a morte em Auschwitz, permitindo que os trabalhadores judeus passassem as noites na sua fabrica em segurança 

Garrido era embaixador português na Hungria, onde alugou uma vivenda em Galgagyörk, a 60 km da cidade, onde, sem informar Salazar, escondeu doze judeus. Como consequência dessa atitude Garrido foi preso, juntamente com os judeus que ajudara, porém o diplomata resistiu à  polícia e exigiu de imediato a libertação dos judeus detidos.

Era o cônsul português em Bordéus que salvou 30.000 vidas do Holocausto, emitindo-lhes vistos. Aristides foi severamente castigado por Salazar que lhe retirou o seu cargo e lhe negou qualquer forma de garantir um sustento. 

Aristides de Sousa Mendes

Sampaio Garrido

Oskar Schindler

Ligue:

243 559 240

Endereço: 

Av. da Casa do Povo

Alpiarça

2094-909 Alpiarça

Portugal

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now